Galera Vermelha

STF aceita recurso de Lula e tira de Moro parte da delação da Odebrecht

Decisão do tribunal pode abrir caminho para defesa do ex-presidente

Nesta terça-feira (24), em Brasília, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou o recurso do ex-presidente Lula para tirar do juiz federal Sérgio Moro, parte da delação da Odebrecht que diz respeito, aos casos do tríplex do Guarujá (SP), do sitio de Atibaia (SP), e da sede do Instituto Lula em São Paulo. A decisão foi acolhida por três votos a dois.

A decisão do STF pode abrir caminho para defesa de Lula contestar a condução dos processos pelo juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba. A Procuradoria-Geral da República (PGR) que é contrária ao recurso, apontou, em documento protocolado em fevereiro no STF, a existência de ações penais para defender a manutenção dos depoimentos com Moro.

Concordaram com a defesa os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. Discordaram o relator, Edson Fachin, e Celso de Mello. Toffoli destacou que os depoimentos narram fatos de supostos crimes que não tem ligação alguma com a Petrobras, cujas irregularidades são o foco da Operação Lava-Jato. Assim, os depoimentos devem ir para São Paulo.

Fonte: O Globo

Tags
Veja mais
Close