Galera Vermelha

Senador Humberto Costa recorda lançamento do Samu

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência cobre 80% da população

O Senador Humberto Costa comemorou na última terça-feira (8) os 14 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), serviço que já cobre 80% da população brasileira e é referência internacional. O programa foi criado por Humberto quando foi ministro da Saúde no primeiro governo de Lula.

Atualmente o serviço está presente em mais de 3,5 mil municípios brasileiros e atende 81% da população, cerca de 169 milhões de pessoas. Segundo o senador, o Samu 192 foi uma das iniciativas que realizou das que mais se orgulha “Ele é responsável por salvar vidas de milhares de pessoas nos mais diferentes cantos do país”, recorda em sue blog pessoal.

O programa tem como objetivo fazer o primeiro atendimento de vítimas em situação de emergência. É um serviço pré-hospitalar, que busca garantir às vítimas os primeiros socorros, com a maior brevidade possível, e o deslocamento de pacientes para unidades hospitalares próximas. Reduzindo o tempo de resposta até a internação em hospitais contribuiu para diminuir os riscos de sequelas decorrentes da falta de socorro imediato.

Tags
Veja mais
Close