Galera Vermelha

Oswaldo Dias percorre Mauá e munícipes comentam avanços de suas administrações

Pessoas lembram das conquistas que o PT implantou na Saúde da cidade

O petista Oswaldo Dias, que foi prefeito de Mauá por três gestões, considerado recentemente em pesquisa o melhor chefe do Executivo da história da cidade, e pré-candidato a deputado nas eleições deste ano, postou em seu perfil no Facebook, o carinho que tem recebido das pessoas com quem encontra na rua para um café e um bate papo. Nos encontros as pessoas tem destacado as lembranças das administrações de Oswaldo Dias na Prefeitura de Mauá.

O pioneirismo das ações mudaram a cara da cidade nas áreas do desenvolvimento social, econômico, educacional e mobilidade urbana. A Saúde, por exemplo, nunca foi tão valorizada como nas gestões Oswaldo Dias (1997-2000, 2001-2004 e 2009-2012). A implantação do PSF (Programa Saúde da Família) no município, por meio da parceria com o governo federal, promoveu uma verdadeira transformação na área, ao realizar uma aproximação dos profissionais médicos e enfermeiros com as famílias, por meio de visitas às residências, oferecendo um atendimento mais humanizado e eficiente. Em 2003 o programa se tornou referência nacional na promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.

Em sua terceira gestão, Oswaldo retomou com a ESF (Estratégia Saúde da Família), com ações na prevenção e suporte de atendimento nas unidades de saúde, aos NASFs (Núcleos de Apoio à Saúde da Família), além das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e Hospital Nardini.

Segundo Oswaldo Dias, na época, cerca de 40 equipes com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde (sendo que em 24 atuavam dentista, auxiliar e técnico em saúde bucal) trabalhavam no município, no mapeamento da área de atuação das unidades de saúde para conhecer as famílias e características de cada localidade. “Com diálogo, prevenção e um atendimento mais solidário é possível fazer com que a população viva com mais qualidade e longevidade”, frisou o petista.

Tags
Veja mais
Close