Galera Vermelha

Nos 100 anos da Fundação Oswaldo Cruz, Brasil celebra com retorno do sarampo

stituto é responsável pelo desenvolvimento de tecnologia para fabricação de vacinas em larga escala

O deputado federal Celso Pansera criticou em sua página pessoal a forma que a saúde é tratada no governo de Michel Temer. No dia em que o castelo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) completou 100 anos, o Rio de Janeiro registrava o segundo caso de sarampo, as primeiras ocorrências em 18 anos no Estado.

Os casos foram detectados em estudantes do curso de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As amostras foram analisadas pela Fiocruz, laboratório referência do Ministério da Saúde. Entretanto, há outros 15 casos suspeitos que estão sob monitoramento das autoridades de saúde fluminense.

A proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças de 12 (1ª dose) e de 15 meses (2ª dose).

Vinte e cinco Estados e o Distrito Federal não alcançaram, em 2017, a meta de vacinação contra o sarampo. Segundo informe do Ministério da Saúde, o país tinha, até o fim de junho, 465 casos confirmados de sarampo em Roraima e Amazonas, além de 1.872 em investigação.

Tags
Veja mais
Close