Galera Vermelha

Nilto Tatto realiza audiência sobre transposição do Itapanhau em Bertioga

Movimentos sociais estão preocupados com possibilidade de mexer com o rio

O deputado federal por São Paulo, Nilto Tatto (PT), realiza na próxima segunda-feira (29), a partir das 14h, Audiência Pública para debater o Projeto de Transposição do Rio Itapanhau, no município de Bertioga, litoral norte de São Paulo.

O evento que acontece no anexo II – Plenário 08, na Câmara Federal em Brasília contará com transmissão ao vivo pela página do petista no Facebook. A Audiência foi aprovada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara Federal, que atendeu Requerimento do petista embasado no pedido do movimento social local. Este projeto de transposição, tem tirado o sossego da população de Bertioga.

Segundo Tatto, o Itapanhau é um dos rios mais extenso da região e presta expressivo serviços ambientais. “Sua transposição ameaça alterar a vazão e causar sérios impactos. O projeto pretende transpor parte das águas do Rio Sertãozinho, afluente do Itapanhaú para o sistema produtor do Alto Tietê, aumentando a oferta de água para a Região Metropolitana de São Paulo”, destaca.

A proposta é fortemente questionada, pelos impactos que poderá causar e pela recusa da Sabesp em debater alternativas, como a redução de perdas que atualmente chegam a 30%.

Tags
Veja mais
Close