Galera Vermelha

Janete e Genilda se destacam na Procuradoria Especial das Mulheres de Guarulhos

Mulher na política e no mercado de trabalho foram temas que dominaram ações e discussões

Durante o primeiro semestre de 2018, a Procuradoria Especial da Mulher realizou 12 reuniões ordinárias, atendeu denúncias de nove mulheres e promoveu dois eventos no Legislativo. Os trabalhos foram realizados pelas vereadoras Janete Pietá (PT) e Genilda Bernardes (PT), integrantes da Procuradoria.

Os principais temas debatidos pela Procuradoria nos eventos e reuniões foram a participação da mulher no meio político e as dificuldades encontradas no mercado de trabalho. “Em março, discutimos a questão da mulher na política. Tivemos a presença da OAB e vimos a importância da mulher se empoderar”, explicou a procuradora especial Janete Pietá.

Já no mês de maio, a Procuradoria debateu sobre os desafios que as mulheres encontram no mercado de trabalho. “Contamos com a presença da socióloga Tatau Godinho e da secretária municipal do Trabalho Telma Cardia, que nos apresentou um quadro em Guarulhos semelhante ao quadro brasileiro, onde a mulher ganha menos e é a que mais perde emprego. Também falamos sobre a situação da mulher negra, que ganha muito menos”, completou a procuradora. Outro ponto abordado em relação ao mercado de trabalho foi o assédio moral.

A Procuradoria também fez propostas para a nova sede do Legislativo. “A predominância de pessoas que vêm ao plenário é de mulheres. Então, é importante que se tenha mais banheiros e que se instale fraldários no Plenário e alguns andares da Casa. Que esses fraldários sejam da família, para que homens também possam cuidar dos filhos”, afirmou Janete ao falar sobre as principais sugestões feitas. A vereadora lembrou a necessidade de salas específicas para atendimento das mulheres pela Procuradoria.

Ainda no primeiro semestre do ano, foram feitas duas moções de repúdio: uma sobre a morte da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e outra sobre o caso de machismo envolvendo turistas brasileiros e uma mulher russa durante a Copa do Mundo.

Fonte: Câmara de Guarulhos

Tags
Veja mais
Close