Galera Vermelha

Frentes da Cidadania muda vidas em Araraquara

Prefeito Edinho Silva vê frutos de projeto social

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva do PT, participou de evento nesta quarta-feira (25) em que viu na prática os resultados do programa Frentes da Cidadania, lançado em setembro do ano passado. A iniciativa é um programa de incentivo à inclusão social por meio da qualificação e da prática profissional para ajudar as pessoas que mais precisam. Os selecionados assinaram com a Prefeitura um termo de adesão pelo prazo de um ano e estão sendo beneficiados com bolsa-auxílio para participação em cursos, treinamentos e práticas profissionais em áreas diversas, oferecendo apoio para a volta ao mercado profissional. Os participantes e suas famílias foram também inseridos em projetos sociais nas áreas de educação, cultura, esportes, saúde e assistência social.

O programa atende adolescentes que estejam ou tenham cumprido medida socioeducativa e pessoas em situação de vulnerabilidade social, como moradores em situação de rua, dependentes químicos em recuperação, mulheres vítimas de violência, reeducandos que tenham cumprido pena e desempregados cujas famílias estejam em situação de vulnerabilidade. Também é necessário morar em Araraquara há pelo menos dois anos e estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Para não perder a bolsa, é necessário que os beneficiados frequentem, no mínimo, 95% das aulas.

A desempregada Neiva de Fátima Vaz, de 52 anos, agradeceu à Prefeitura. Em seu depoimento, ao lado do prefeito Edinho, ela destacou que trabalhava em um cemitério lavando túmulos. “Meu marido teve câncer e precisei ‘pedir as contas’ para cuidar dele. Ele faleceu após três meses em que eu estava desempregada. Tentei a aposentadoria dele e não consegui. Eu estava ‘no fundo do poço’, sendo despejada, sem comida, sem nada e o melhor presente que eu poderia ter ganhado na minha vida foi esse”, ressaltou.

Já Edinho agradeceu à Câmara Municipal por ter aprovado a criação do programa e a todos os servidores municipais envolvidos. “Esse programa vai fazer a diferença na vida de muitas famílias em Araraquara. Muitas vezes, as pessoas não têm o básico para colocar na mesa e se alimentar. Quantas vezes vocês acharam que não tinham mais nenhuma porta aberta?”, perguntou o prefeito. “Eu sei de que lado eu estou: do lado do povo que mais precisa. O que determina se a pessoa vai ter oportunidade de uma vida melhor é a gente abrir ou não a porta”, disse Edinho.

Fonte: AscomPMA

Tags
Veja mais
Close