MENU

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher realizou audiência para debater a relação entre saúde mental e gênero

A deputada federal Ana Perugini informou em sua rede social a realização da audiência pública, na última terça-feira (26), onde foi debatida a relação entre saúde mental e gênero. O evento organizado pela Comissão de Defesa os Direitos da Mulher foi realizado com a presença da pesquisadora, Valeska Zanello, e convidados.

Valeska é doutora em Psicologia e Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Saúde Mental e Gênero”, da Universidade de Brasília, Valeska lançou um livro recentemente sobre o tema e explicou o conceito da “masculinidade hegemônica adoecida”. A pesquisadora aponta que vivemos um período em que a cultura machista impõe uma série de limitações às mulheres e aos próprios homens, definindo que elas devem ser frágeis e obedientes enquanto eles devem ser rudes e insensíveis.

Além disso, a doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura e representante da Articulação Nacional de Psicólogos Negros, Marizete Gouveia, participou da audiência e falou sobre a saúde mental da mulher negra. Ela ressaltou a importância de ferramentas como a Política Nacional Integral da População Negra e a política de saúde mental da reforma psiquiátrica, onde é possível inserir a interseccionalidade da mulher negra.

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA