Galera Vermelha

Campanhas de mentiras são práticas antigas da direita contra o PT

Baixo nível das campanhas adversárias e a propagação de mentiras contra o PT, Lula e Dilma surgiram bem antes do advento da internet e popularização das redes sociais 

Confira algumas das fake news:

Mansão no Morumbi

Antes de se candidatar pela primeira vez a um cargo eletivo e à época da fundação do PT, Lula foi alvo de acusação infundada, ao ser noticiado de que teria uma mansão no Morumbi. Órgãos de fiscalização como a Receita Federal e o Ministério Público jamais aventaram a possibilidade de Lula ter essa mansão, uma vez que residiu sempre em São Bernardo do Campo, desde que chegou ao ABC, há mais de quatro décadas

Sequestro de Abílio

Outro caso destacado pela mídia foi a tentativa de atrelar Lula ao sequestro do empresário Abílio Diniz, entre o primeiro e segundo turnos da campanha presidencial de 1989. Uma falsa ligação dos fatos usada pela campanha de Collor teria sido determinante para a derrota de Lula.

A tentativa de associar o PT e Lula aos sequestradores só foi esclarecida quando Collor já estava na presidência, quando a polícia colocou fim aos boatos e comprovou a notícia como factoide.

Filha de Lula

Ainda em 1989, mais um episódio mentiroso foi usado pela campanha do até então candidato Fernando Collor contra Lula, no caso de sua filha Lurian. Ela o acusara de ser “racista”, “abortista” e de desprezar a filha que tinham tido. Então, Lula conquistou direito de resposta, a pedido da própria filha, e rebateu as afirmações ditas por Miriam. Namorada de Collor à época, Miriam Cordeiro revelou que fora paga por Collor para caluniar Lula naquele programa eleitoral.

Filho de Lula é dono da Friboi

Já nos tempos da internet e da influência das redes sociais, mais um boato se espalhou dizendo que o filho de Lula foi acusado de ser dono da Friboi. A própria empresa teve que vir a público se manifestar contra a mentira.

Lula recebeu por palestras não realizadas

Após deixar a presidência em 2010, quando encerrou o segundo mandato, Lula passou a proferir palestras em vários países do mundo. Outro caso emblemático de boato infundado foi a acusação de que Lula teria recebido por atividades que jamais teria realizado…Porém, o Instituto Lula divulgou uma lista de palestras para desmascarar a mentira e atestar que Lula participou sim, por exemplo, de eventos em lugares díspares com Inglaterra e Angola.

PT criaria Bolsa Prostituição 

Mais uma inverdade criada pelos oposicionistas e adversários que usaram de campanha baixa para tentar desestabilizar o governo do PT. Em 2013, uma notícia inverídica sobre um projeto de lei elaborado pela senadora Ana Rita (PT-ES) que supostamente criaria uma bolsa de R$2 mil para prostitutas foi alvo de investigação da Polícia do Senado e Polícia Federal.

Dilma usou ponto eletrônico durante debate 

Em debate realizado na Band, durante o segundo turno de 2014, notícias espalharam que Dilma teria usado ponto eletrônico no encontro. O fato é falso, uma que vez que diversas fotos comprovam que Dilma não tinha nada nas orelhas.

Dilma congelaria a poupança

A notícia circulada em 2015 de que o Governo Dilma promoveria o confisco da poupança era falsa. A mensagem disparada em grupos e contatos do WhatsApp, com a logomarca da Caixa, continha vários erros de português e logo revelou o descrédito da informação.

Filha de Dilma é dona de mais de 20 empresas

Mais uma falsa acusação na tentativa de desmoralizar a presidenta Dilma Rousseff, ao publicarem inverdades de que a filha Paula Rousseff Araújo teria ficada milionária por causa da mãe. A verdade veio a tona e Paula é concursada como procuradora do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul.

Ficha criminal de Dilma como assaltante de bancos e terrorista

Reportagem da Folha de S.Paulo publicou ficha criminal falsa sobre Dilma Rousseff. A Folha se retratou e pediu desculpas pelo erro, admitindo que recebeu a imagem por e-mail, sem checar a fonte.

Tags
Veja mais
Close