Galera Vermelha

Ana Perugini conhece projeto inovador em Itatiba

Para petista Itatiba está cumprindo metas dos ODS no tratamento do lixo

A deputada federal Ana Perugini (PT), esteve neste domingo (1º) na cidade de Itatiba, interior de SP, conhecendo o projeto “Lixo no Chão, em Itatiba Não”. A iniciativa é fruto da parceria entre poder público, empresas, entidades e moradores da cidade, com o objetivo de atingir o item 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que prevê a construção de cidades e comunidades sustentáveis.

Pouco conhecidos no Brasil, os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são a mais recente iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda socioambiental. Eles fazem parte de um debate promovido há décadas pela organização, o que envolveu as conferências de Estocolmo (1972), Rio de Janeiro (1992), Joanesburgo (2002) e Rio+20 (2012). Em vigor há dois anos, os ODS definiram os temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. Os ODS foram pactuados por aproximadamente 170 países.

Segundo a parlamentar como os objetivos estão interligados, o item 11 já envolve o povo de Itatiba na luta por outros objetivos, como a promoção de igualdade de gênero (5), água limpa e saneamento (6), energia acessível e limpa (7), redução das desigualdades (10) e combate às alterações climáticas (13). “Certamente, o projeto vai se multiplicar pelo nosso país”, finalizou.

Tags
Veja mais
Close